domingo, 18 de fevereiro de 2018

1º DOMINGO DA QUARESMA (ANO B): ”O Espírito levou Jesus para o deserto. E Ele ficou no deserto durante quarenta dias e aí foi tentado por satanás” (Mc 1,12-15).


Estamos no início da Quaresma e a Palavra de Deus deste primeiro domingo quaresmal é um convite para fazermos a experiência de estarmos num deserto. Sozinhos, porém jamais solitários. Deus é sempre o nosso abrigo e amparo. O evangelho fala que o Espírito Santo conduziu Jesus até o deserto. É certo que lá Jesus foi tentado, mas não caiu em nenhuma tentação. Nenhuma cilada humana poderia invadir o coração d’aquele que se fez humano, mas nunca deixou de ser Deus e de ser de Deus. Jesus quis se assemelhar a nós até mesmo nos instantes mais sinuosos e tenebrosos da vida. Fez uma experiência desértica por 40 dias, como nos aponta o evangelho. É o que a Igreja almeja a cada um de nós neste tempo que nos remete à Páscoa do Senhor. 40 é sempre símbolo de preparação e de purificação. Purifiquemos o nosso coração! Deixemos de lado todas as mazelas e obscuridades que teimam em se alojar na nossa mente e no nosso coração. Deus é sempre fiel. Precisamos nos apropriar de todas as reflexões da Quaresma, a fim de agirmos de forma recíproca, leal e verdadeira. Sua aliança é sempre o maior suporte que a nossa vida humana e frágil poderá encontrar. “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós”, disse o próprio Deus depois da realidade do dilúvio (1ª leitura – Gn 9,8-15). Seja esta a certeza a tomar conta dos nossos propósitos de reparação e de conversão em mais uma santa Quaresma. E que a nossa rebeldia que se dá através do pecado e das nossas maledicências, não seja maior do que a garantia de que Deus nos purifica e nos equilibra novamente, a partir da vitória de seu Filho Jesus naquela cruz. “O justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus”, lembra-nos São Pedro neste primeiro domingo quaresmal (2ª leitura – 1Pd 3,18-22). Vençamos as nossas tentações! Deixemos que o Espírito de Deus nos faça perceber a aliança de amor que Ele insiste em fazer conosco! Padre Aureliano Gondim. #GotasQueEdificam

Nenhum comentário: