quarta-feira, 18 de outubro de 2017

TERÇA-FEIRA DA 29ª SEMANA DO TEMPO COMUM (ANO ÍMPAR): “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas” (Lc 12,35-38).

Se existe algo altamente desagradável é sermos pegos de surpresa para alguma coisa. O despreparo nos deixa desconcertados, talvez até sem conseguirmos dar um passo à frente. A parábola que Jesus hoje nos conta tem a finalidade de nos alertar para os percalços da vida. DEUS QUER QUE SEJAMOS SEUS SERVOS, MAS SERVOS VIGILANTES. Aliás, aqui já antecipo um importante detalhe: o tema da vigilância vai nos acompanhar durante alguns dias com a nossa reflexão diária do evangelho. DEUS QUER A NOSSA VIGILÂNCIA. ELE NÃO QUER SER UM ACIDENTE NA NOSSA VIDA. O encontro com o seu amor deve ser cheio de sentido. Alimentando uma ansiedade boa, este encontro ocorrerá de forma tranquila e madura. Trago a lembrança agora da clássica obra “O PEQUENO PRÍNCIPE”, destacando um dos diálogos do príncipe com a raposa, quando esta lhe fazia entender o que era mesmo o sentimento de se deixar cativar pelo amor. Assim falou a raposa: “se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieto e agitado: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração”. Se nos apresentarmos diante de Deus de qualquer forma, sem termos zelo para com a sua presença que se dá através da oração, da caridade, do serviço e do amor aos irmãos, sem dúvida alguma estaremos demonstrando pouco caso com Deus. Não saberemos cativar ninguém, pois não seremos cativados pelo seu amor. Estejamos preparados. Jesus pede para cingirmos os rins e mantermos nossas velas acesas. “Cingir-se” é uma expressão muito comum no livro do Êxodo. Significa estar pronto para ir aonde quer que o Senhor envie. Façamos a nossa parte. Deus sempre faz a d’Ele. Caindo no pecado, motivados por esta falta de vigilância, manifestemos o desejo de remissão. Assim Deus nos acolherá e nos perdoará (1ª leitura – Rm 5,12.15.17-21). Estejamos prontos para darmos o nosso melhor para Deus. Na vigilância, seremos sempre recompensados. Padre Aureliano Gondim. #GotasQueEdificam

Nenhum comentário: